2 via IPTU DF: Emissão, Acordo

É muito importante manter todas as contas em dia para evitar problemas. Acontece, que com a correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas acabam se esquecendo de fazer o pagamento e assim, para se manter em dia é necessário fazer a emissão da 2ª via. Uma dessas contas que podem ser esquecidas é o IPTU DF e assim é preciso saber como fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF. Além disso, no caso do atraso ser muito grande, também é importante saber como fazer um acordo para o pagamento do IPTU DF. Com isso, você consegue manter todas as suas contas em dia e evita problemas.

Por isso, se você quer saber mais sobre como fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF e o acordo para pagamento, basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.

df-iptu

2ª via do IPTU DF

Para quem não sabe o IPTU, ou Imposto Predial e Territorial Urbano, é um imposto cobrado sobre todas as moradias. Dessa forma, o dono do local deve arcar com esse imposto para se manter em dia com a prefeitura da sua cidade. O valor do IPTU varia bastante e pode ser maior ou menor dependendo da cidade. Além disso, o valor varia de acordo com a moradia em si também, de forma que locais maiores possuem um IPTU mais caro, por exemplo.

As formas de pagamento do IPTU em geral são de forma parcelada ou em uma única parcela. Vale lembrar que fazendo o pagamento em uma única parcela, existe um desconto aplicado que facilita e muito a vida das pessoas. Mas no caso de atraso no pagamento, seja pela forma parcelada ou pela parcela única, a pessoa terá que arcar com uma multa no pagamento. Essa multa e os juros sobre o pagamento costumam ser em valores percentuais, de forma que o valor irá depender totalmente do valor atual pago no IPTU em si.

Dessa forma, é super importante tentar manter o pagamento do IPTU DF em dia, de forma a evitar o pagamento de multa e juros. Mas no caso do atraso no pagamento ou até mesmo da perda da guia do IPTU DF, é possível fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF de forma simples e fácil, através do site. Com isso, é possível se manter em dia com a sua cidade, evitando futuras cobranças e irregularidades.

Vale lembrar que no caso da venda no imóvel, por exemplo, se o IPTU estiver atrasado, a transação não poderá ser concluída. Além disso, existem outras penalidades e impedimentos que podem ocorrer em decorrência da irregularidade no IPTU do imóvel. Assim, aqui você pode conferir abaixo como fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF.

iptu-df

Emissão da 2ª via do IPTU DF

A forma mais simples de fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF é sem dúvidas através do site do Ministério da Fazenda, que é responsável pela cobrança de diversos impostos. Vale lembrar que também existem outras formas de fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF, no entanto elas exigem a instalação de aplicativos, por exemplo, de forma que a emissão da 2ª via do IPTU DF através do site do Ministério da Fazenda torna-se mais fácil.

Assim, os passos que a pessoa precisa seguir para conseguir fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF de forma simples e fácil são:

  • Entrar no site do Ministério da Fazenda do DF;
  • Rolar a página para baixo, até “Acesso Fácil”;
  • Nessa parte, clicar em “EMITIR IPTU/TLP;
  • Assim, basta colocar a inscrição do imóvel;
  • Depois disso, é só acessar os boletos da cota única e das seis parcelas para fazer o pagamento.

Pronto! Dessa forma simples e prática é possível fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF em poucos minutos. Com isso, você evita irregularidades e problemas na hora de vender o seu imóvel, como já citamos.

iptu-df-2-via

Acordo de pagamento da 2ª via do IPTU DF

O cidadão pode querer fazer a emissão da 2ª via do IPTU DF por ter perdido sua guia, mas também pode querer fazer esse procedimento devido aos atrasos no pagamento do IPTU DF. Dessa forma, muitas pessoas ficam em dúvida se precisarão fazer um acordo para o pagamento da 2ª via do IPTU DF.

Mas basicamente, o que acontece é que no caso de atraso do pagamento do IPTU DF, o contribuinte pagará as parcelas que já existiam antes com o acréscimo dos juros e multa pelo pagamento. Assim, entrando no site, da mesma forma que ensinamos no tópico anterior, é possível fazer o parcelamento do seu IPTU DF de forma a ficar mais fácil para pagar.

Vale lembrar que no caso de um grande atraso no pagamento do IPTU DF, os juros e multas podem ficar realmente grandes, de modo que o ideal é manter o pagamento do imposto em dia.

2 Via Boleto Emissão Passo a Passo

Emissão da 2 Via do Boleto Passo a Passo

Você que precisa pagar uma conta, porém está com o boleto bancário vencido, vamos ensinar o passo a passo para você fazer a emissão da 2 via de seu boleto bancário.

Posso pagar Boleto Vencido?

Alguns boletos não podem ser pagos após o vencimento, para isso você terá que atualizar o seu boleto para uma data futura, adiando o vencimento. Muitas vezes é cobrado juros, mas depende da instituição financeira.

Como Atualizar o Boleto Vencido?

Diversas instituições e bancos, oferecem a opção de atualizar o boleto vencido ou emitir uma 2 via de boleto diretamente no site oficial dessa instituição. Porém muitas ainda não oferece esse serviço.

Emitir 2 Via do Boleto

Para realizar a emissão da segunda via do boleto nos casos que a instituição não oferece o serviço de atualizar o boleto online, você poderá entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) pelo telefone da empresa e solicitar uma 2 via do boleto atualizada.

2 Via de Boletos2 Via de Boletos

O site é o pioneiro na internet em organizar e te auxiliar na emissão de segunda vias de boletos e faturas de contas e serviços. Muitas vezes esquecemos de pagar uma fatura e precisamos fazer a emissão dessa 2ª via para realizar o pagamento, não perca tempo e encontre facilmente como gerar esse boleto.

Deixe seu comentário